sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como escolher a corda certa para sua Raquete de Tenis




Como escolher a corda certa para seu estilo de jogo
A escolha da corda correta para sua raquete é uma tarefa importante. Hoje em dia temos centenas de opções de cordas e tecnologias incorporadas que torna quase uma ciência a escolha de uma corda.
Esta pagina é destina a tenistas que não tem conhecimento avançado em cordas, espero desta forma colaborar e esclarecer algumas duvida com algumas perguntas e respostas que vejo mais habitualmente.
Porque a escolha da corda é tão importante?
O conjunto corda e raquete deve ser harmonioso e equilibrado. O encordoamento é responsável por uma enorme parte da performance de sua raquete e de seu jogo. Alguns jogadores valorizam mais a escolha da corda do que da própria raquete.
.Quais os fatores que deve ser levado em conta em uma corda?
A grosso modo 3 fatores devem ser observados. O Primeiro e a “dureza” ou rigidez da corda, o segundo a espessura ou diâmetro também conhecida por Gauge, o terceiro e o material utilizado na construção do encordoamento.

Qual o impacto que a rigidez ou “dureza” da corda tem em minha raquete?

Normalmente uma raquete é encordoada entre 18 a 30 kilos ou 40 a 60 libras (apesar do sistema métrico no tennis usamos mais a terminologia libragem).
A performance de sua raquete e de seu jogo esta ligada diretamente a libragem usada. Uma maior libragem (usamos a expressão dura ou “mais puxada”) lhe dará maior controle e precisão, menos efeito e menor durabilidade da corda em decorrência no maior stress da corda e menos amigável com o braço podendo causar dores a tenistas menos experientes.
Uma Libragem mais baixa proporciona mais potencia, maior conforto na batida e no braço e mais efeito, entretanto para tenistas mais agressivos compromete a precisão e controle de bola.

48-52 lb.
55-59 lb.
61-66 lb.
Força
Muita
Moderada
Pouca
Controle
Pouco
Media
Muito
Durabilidade
Muita
Media
Pouca
Conforto
Muito
Media
Pouca
Ninguém pode precisar exatamente qual a tensão ideal para você porque a sensações de cada jogador são muito particulares e subjetivas.
Existem jogadores profissionais que jogam com uma tesão extremamente baixa e outros com tesões muito altas
Outro fator e que cada tipo de corda também proporciona uma sensação. Veremos mais abaixo as características de cada corda.

Qual a influencia que a espessura da corda tem?
As cordas podem variar de diâmetro entre 1.10mm até 1.40mm.
Quanto mais fina a corda maior conforto e potencia.
Quanto mais grossa maior o controle e durabilidade.
15
1.41 – 1.49 mm
15L
1.34 – 1.40 mm
16
1.26 – 1.33 mm
16L
1.22 – 1.26 mm
17
1.20 – 1.24 mm
17L
1.16 – 1.20 mm
18
1.10 – 1.16 mm
19
1.00 – 1.10 mm

Quais os tipos de cordas existem?
Basicamente existem 4 tipos de cordas para raquete.
1 Corda de Tripa Natural
2 Corda de Poliéster
3 Cordas de Nylon
4 Cordas Multifilamento ou Multifilamentadas
As três ultimas mencionadas são caracterizadas com cordas artificiais.
Antes de entrar na denominação e características de cada corda abro um parêntese para um comentário particular e defendido para URSA e vários profissionais da área.
“ Muitos fabricantes usam a denominação Synthetic Gut que traduzindo para o português seria a tripa sintética, esta denominação e amplamente usada no mercado e aceita, entretanto não existe tripa sintética, apenas a natural, é mais uma jogada de marketing do que propriamente benefícios, as Synthetic Gut ou tripas sintéticas são cordas de Nylon complexas como veremos abaixo”
Corda de Tripa Natural:
Quando o esporte tennis de campo nasceu a mais de 100 anos atrás esta foi o primeiro tipo de corda usada nas raquetes. O processo desde então permanece o mesmo, na sua maioria são feitas de intestino de vacas (em media 4 intestinos para um set de 12.2 metros são usados), este é uma das razões de ser tão raro e caro nos dias de hoje.
Ainda continua sendo a melhor corda garantindo elasticidade, conforto e baixa perda de tensão.
Este tipo de encordoamento é indicado para jogadores que procuram conforto ou possuem algum historio severo de Tennis Elbow. Uma possível combinação hibrida também é muito usada, sendo corda sintética nas Verticais (mains) e natural nas horizontais (cross)



Cordas de Poliéster:
As cordas de Poliéster são construções simples, consistem em uma única fibra e com algum tipo de tratamento ou tecnologia usado pelos fabricantes para diferenciar seu produto. Por esta razão são chamadas de cordas monofilamento ou monofilamentadas.
Esta estrutura proporciona a cordas rígidas e duráveis (também chamada de cordas aramadas).
Entretanto a qualidade pode sofre com estas características. O Poliéster perde sua elasticidade mais rapidamente gerando uma perda de tensão mais acentuada do que as outras cordas.
Equipes e jogadores gostam do Poliéster pelo seu custo benefício e possuem uma boa jogabilidade por um período limitado. Por esta razão as cordas de Poliéster são indicadas para jogadores mais avançados que necessitam de cordas mais resistentes devido ao fato de “quebram” muitas cordas em seus treinos e jogos.
Nos últimos anos a qualidade do Poliéster cresceu muito, surgiram novas tecnologias as “co-poly” que muitos lojistas vendem como uma nova corda, mas são cordas de poliéster misturadas com outros materiais (exemplo-ribbon) e com novas tecnologias de revestimento. Um bom exemplo e uma corda bem aceita pelos tenistas é a
Signum Pro Poly Plasma


Cordas de Nylon:

Cordas de Nylon oferecem grande elasticidade. A fabricação deste tipo de filamento é razoavelmente simples, mas, mais complexas que as de Poliéster.
Suas melhores virtudes são conforto, baixa perda de tesão e elasticidade. A durabilidade razoável e preço acessível fazem deste tipo de corda a escolha da maioria jogadores amadores.
Existe uma enorme variedade deste tipo de corda no mercado, as cordas de Nylon simples são as menos recomendadas, as mais complexas conhecidas como “Synthetic Gut” possuem características semelhantes as multifilamentadas.
Alguns exemplos: Prince Tournament, Wilson Sensation

Cordas Multifilamentadas:
As cordas Multifilamentadas são as mais próximas das características desejadas em um encordoamento e as que se assemelham a Tripa Natural.
Possui estrutura extremamente complexa formada de centenas de filamentos com diâmetros diferentes e retorcidas entre elas. Esta é a razão de sua enorme elasticidade, conforto, baixa perda de tensão e relativa durabilidade.
Sua grande característica é o conforto comparado com as cordas de Poliéster e Nylon.
Por conta de sua estrutura complexa e alto custo de produção as cordas multifilamentadas possuem preço mais elevado entre as cordas sintéticas.
São recomendadas para jogadores intermediários e avançadas que procuram um encordoamento de alto desempenho.
Algumas das principais cordas deste seguimento: Technifibre X-One BiPhase, Wilson NXT


Tabela simplificada:


Força
Elasticidade
Conforto
Durabilidade
Tripa Natural
Muito bom
Muito bom
Muito bom
Satisfatório
Poliéster
Bom
Pouca
Pouco
Muito bom
Nylon
Satisfatório
Satisfatório
Satisfatório
Satisfatório
Multifilamento
Bom
Bom
Bom
Bom

Em resumo:
 “Não existe a corda certa para um tipo de raquete, e sim a corda certa para seu tipo de jogo”
Existem centenas possibilidades de combinações para se encordoar uma raquete, desde a tensão desejada, o diâmetro da corda, ate propriamente a escolha da corda ideal para seu bolso e estilo de logo.
Encontrar a corda ideal para seu estilo de jogo e que poderá melhorar sua performance e tarefa árdua, ira exigir tempo, paciência e dinheiro, mas será um esforço necessário, pois a corda certa e tão importante quanto à raquete ideal para seu estilo de jogo.

Seguem abaixo características que desejamos mais ou menos em uma corda. Com base nestas respostas você poderá ter um paramento de que tipo de corda será a mais indicada para seu jogo.

Durabilidade
  • Força
  • Controle
  • fell (sensação)
  • Conforto
  • Spin
  • Como ela segura a tensão
  • Flexibilidade de corda

Boa sorte e ate à próxima!

Rene Garcia
Tennis Zone

2 comentários:

  1. Muito bom o blog !!! jogo com a k six one 95 16x18 com corda de polyester a 55 lbs. Gostaria de uma dica de uma corda que seja mais dura e não perca tanto a tensão...gosto da Signum Pro Poly Speed Spin mas percebo que perde a tensão muito rápido...preciso de uma corda de pouca potencia...desde já agradeço ! Abcs !

    ResponderExcluir
  2. Ola Vitor, a perda de tensão esta relacionada a elasticidade da corda, então esta formula corda de pouca potencia (material mais rigido) com baixa perde de tensão realmente é complicada. Eu faria um teste com a top spin max rotation

    ResponderExcluir