segunda-feira, 30 de julho de 2012


Regras do Tênis

Sorteio
A definição de quem irá executar o primeiro saque do jogo deve ser feita por qualquer forma de sorteio. O vencedor do sorteio pode optar por executar esse primeiro saque ou então escolher qual lado da quadra preferirá jogar o primeiro game, obrigando assim seu adversário a executar o primeiro saque do jogo.

Saque

O jogador que inicia o ponto é o "sacador". Seu adversário, que deve estar do lado oposto da rede, é chamado "recebedor". Os dois trocarão de funções a cada game. O sacador deve iniciar qualquer game obrigatoriamente do lado direito da quadra, entre a marca que divide a linha de fundo e a linha que delimita o jogo de duplas. O recebedor também se posicionará no lado direito de sua quadra, não tendo local obrigatório para ficar.

O saque inicia-se com o lançamento da bola ao ar pelo sacador, em qualquer direção. Nesse exato momento, ele deve estar atrás da linha de base, com os pés no chão e no espaço entre a marca central e a lateral (de simples, se o jogo for individual, ou de duplas). O sacador só pode tirar os pés do chão e avançar sobre a quadra (sem tocar a linha de base) no instante de contato entre a raquete e a bola. Caso contrário, estará cometendo "foot-fault", ou falta de pé, e seu saque será considerado falho. O mesmo se aplica se o sacador andar ou correr atrás da bola após seu lançamento. O saque é considerado executado no instante em que o sacador iniciar o movimento da raquete em direção à bola, podendo o sacador desistir do golpe após o lançamento da bola desde que não mova sua raquete para a frente. O sacador deve golpear a bola antes que ela toque o solo. Um jogador que só tenha um braço, poderá utilizar sua raquete para projetar a bola. Um jogador não pode lançar mais do que uma bola para executar um saque com a intenção de confundir o adversário. Após executar o primeiro saque do lado direito de sua quadra, o próximo ponto será iniciado pelo lado esquerdo e assim alternadamente até que se complete o game. Se houver engano nessa ordem, o ponto terá validade, mas o posicionamento correto deve ser assumido assim que se constatar o erro. A bola que foi sacada deve passar sobre a rede, sem tocá-la, e atingir o lado contrário dentro da área diametralmente oposta e delimitada como "área de saque". O recebedor não pode responder o saque antes que a bola quique no quadrado de saque. O saque também será considerado faltoso se a bola atingir qualquer instalação permanente (que não seja a rede, cinta ou fita) antes de atingir o solo. Isso vale para os paus de simples, o poste que segura a rede ou o trecho de fita e rede que fica entre o pau de simples e o poste de rede num jogo de simples. Se errar a primeira tentativa de saque por qualquer um dos motivos descritos acima, o sacador terá direito a uma segunda tentativa, valendo para este novo saque todas as regras já citadas. Se errar também este segundo saque, o sacador perde o ponto. O sacador não deve sacar até que o recebedor esteja pronto. Se o recebedor tentar devolver o saque, ele será considerado como se estivesse pronto.

Let


Acontece um "let" quando houver qualquer tipo de interferência não prevista na disputa de um ponto ou na execução de um jogada, como o saque. Exemplo: uma bola de outra quadra invade a quadra, a bola do sacador ou do pegador de bola cai involutariamente no chão, um papel voa sobre a quadra etc. O "let" força a repetição do saque ou da jogada inteira. O "let" pode ser pedido tanto pelo juiz como por qualquer um dos jogadores. Se o "let" é solicitado durante a execução de um saque, somente o saque deve ser repetido (assim, se o "let" ocorrer no segundo saque, o sacador deve repetir apenas o segundo saque). Se o "let" é chamado durante a disputa de um ponto, deve-se começar do zero, ou seja, a partir do primeiro saque. Se uma bola em jogo tornar-se irregular, com perda de pressão por exemplo, deverá ser chamado um "let". Durante a execução de um saque, há "let" quando a bola sacada resvala a rede, cinta ou fita e cai na área correta ou toca o recebedor ou sua raquete antes de tocar o solo (essa queimada também é chamada de "net").

Também se chama um "let" quando o recebedor não está pronto para receber o saque e o sacador inicia seu movimento.

Ordem de Serviço

SERVIÇO O tenista que saca no primeiro game vira obrigatoriamente recebedor no segundo game e assim o jogo deve prosseguir, alternadamente, até o seu fim. Se houver um engano e um jogador servir fora de ordem, o erro deve ser corrigido imediatamente assim que for descoberto, independente do placar, mantendo-se porém como válidos todos os pontos disputados antes da constatação do erro. Se o erro for descoberto após o erro do primeiro saque do game, o ponto deve ser anulado e a ordem correta reestabelecida. Se o engano for descoberto após a conclusão de um game, a ordem de saque ficará permanentemente alterada até o fim do jogo.

Troca de Lado


Os jogadores devem trocar de lado ao fim do primeiro game do jogo e em seguida após cada dois games, ou seja, toda a vez que a soma do placar do set for ímpar (1/0, 2/1, 3/2, 4/1, 6/1 etc.). Como exemplo, se o primeiro set terminar em 6/1 ou 6/3, vira-se de lado e joga-se apenas o primeiro game do segundo set (1/0), trocando-se em seguida novamente de lado. Se houver engano nessa seqüência, os jogadores devem tomar suas posições corretas tão logo seja descoberto o erro e assim se continuar com a seqüência original.
Bola em Jogo

Considera-se que a bola está em jogo a partir do momento em que ela é golpeada no saque. Ela continuará em jogo até que o ponto seja definido, a menos que um erro ou um let seja chamado pelos jogadores ou árbitros. Se houver erro de um jogador, mas seu oponente continuar a disputa do ponto, ele não poderá reclamar da falha após o encerramento do ponto. A marcação do erro tem de ser imediata, seja pelo jogador ou pelos árbitros.
Perda de Ponto

Um jogador perde um ponto se: Como recebedor, a bola sacada toque qualquer coisa que vista ou carregue, antes de tocar o solo. Enquanto sacador, cometa erro nas duas tentativas de saque. Não consegue rebater a bola acima da rede. Rebate a bola contra seu próprio lado da quadra, ou faz com que ela atinja uma instalação permanente ou acerte qualquer objeto fora das linhas que delimitam a quadra do seu oponente. Ao golpear a bola, deliberadamente a carrega ou a conduz em sua raquete ou deliberadamente a toca com sua raquete mais do que uma vez. O jogador ou sua raquete (na sua mão ou não) ou qualquer coisa que ele vista ou carregue toque a rede, poste, paus de simples, cabo, fita ou faixa ou o solo dentro da quadra do seu oponente, enquanto a bola estiver em jogo. Golpeia a bola antes que ela tenha passado a rede. A bola em jogo toque no jogador ou em qualquer coisa que ele vista ou carregue, exceto sua raquete na sua mão ou mãos. Atira sua raquete e atinge a bola. Deliberadamente e materialmente mude o formato de sua raquete durante o ponto.
Obstrução do Adversário

O jogador perderá o ponto se cometer qualquer ato que prejudique seu adversário de executar um golpe. Se o ato for involuntário, o ponto deverá ser repetido. No caso de um jogador ser obstruído de executar um golpe por qualquer coisa fora do seu controle, exceto uma instalação fixa da quadra, um let deve ser chamado. É o caso, por exemplo, de um jogador ser obstruído por um pegador de bolas.
Bola Boa

A linha é considerada parte integrante da quadra e assim qualquer bola que toque a linha, ainda que no seu último limite, tem de ser considerada boa. A bola também é considerada válida se tocar qualquer instalação fixa (tudo que não for rede, postes, cinta, fita, paus de simples, cabo da rede) depois de ter tocado no chão. Se a bola tocar nessas mesmas instalações fixas antes de tocar o solo adversário, quem golpeou a bola perde o ponto. A bola também é considerada boa nos seguintes casos: Toca a rede, poste, paus de simples, cabo ou fita, desde que ela passe sobre qualquer um deles, e atinge o solo dentro da área válida da quadra; A bola sacada ou devolvida atinge o solo dentro da quadra apropriada, pula de volta sobre a rede e o jogador de quem é a vez de golpear estende-se sobre a rede e toca a bola, desde que nem ele nem qualquer de suas roupas ou raquete toque a rede, poste, paus de simples, cabo ou fita ou o solo dentro da quadra do adversário, e que o golpe de qualquer forma seja bom; A bola retorna por fora da quadra, ou paus de simples, seja acima ou abaixo do nível do topo da rede, mesmo que ela toque os postes (em duplas) ou paus de simples, desde que ela atinja o solo dentro da quadra do adversário; A raquete do jogador passa sobre a rede após ele ter golpeado a bola, desde que a bola ultrapasse a rede antes disso e seja adequadamente devolvida; A bola golpeada atinge outra bola que esteja no solo da quadra adversária. Por isso, recomenda-se que os jogadores peçam a retirada de outras bolas que estejam na quadra antes de o ponto ser iniciado. Observe que, num jogo individual que utilize uma quadra com marcação de duplas e equipada com paus de simples, os postes que seguram a rede e aquela parte restante da rede, cabo e fita do lado de fora dos paus de simples são considerados "instalações fixas" e assim não são integrantes do jogo de simples. Já uma devolução que passe por baixo do cabo da rede, entre o pau de simples e o adjacente poste de duplas, sem tocar o cabo nem a rede ou poste de duplas e cai dentro da área de jogo, é uma boa devolução.
Pontuação
     A pontuação é idêntica em jogos de simples e duplas. Um jogo de tênis é designado por termos como 15, 30, 40, e game, com zero pontos sendo referido pelo termo "love" (possivelmente derivado da uma palavra francesa "l'oeuf", ovo, referenciado a aparência física do número zero). Um empate em 40 é chamado de "deuce". Porque um jogo deve ser vencido por dois pontos, o jogo continua em iguais até um jogador fazer uma diferença de dois pontos. Depois de empatar em eo, o jogador que vencero o próximo ponto é dito que tem a vantagem. Em uma competição de tênis, a pontuação do sacador é sempre dada primeiro. Os jogadores ou equipes mudam os lados quando a soma dos games jogados for ímpar. 
     Jogadores devem vencer seis games para vencer o set, mas eles devem vencer ao menos por uma diferença de dois games. Se um set ficar iguais em 5-5, ao menos 7 games vitoriosos são necessários para vencer o set. Um tie-break é usado se um set ficar empatado em 6-6. Um tie-break é normalmente jogado por 7 pontos, mas vence quem fizer uma diferença de ao menos 2 pontos. O vencedor de um tie-break vence o set por 7-6, mais o total de pontos feitos no tie-break. O jogos de tênis é normalmente melhor de três ou cinco sets



Quadra

Uma quadra de tennis normal tem 23,8 m de comprimento. Para jogos de simples (apenas 2 jogadores em quadra)a largura é de 8,2 m e para jogos de duplas, 11 m. A rede divide a quadra em duas metades iguais e fica, ao centro, a 91 cm do solo. A área de serviço (onde devem ser encaixados os saques)tem 6,4 m de comprimento e 4,1 m de largura. A bola, tradicionalmente de coloração amarela, é oca e feita de borracha e fibra sintética. Para jogos informais, a raquete, pode ter qualquer peso, qualquer tamanho ou qualquer construção. A maioria das raquetes tem 68,6 cm de comprimento e 22,9 cm de largura e pesam em torno de 368,5-425,2 g (13-15 oz). As cordas são feitas de nylon, plástico ou de tripas animais. Originalmente, as raquetes eram feitas de madeira, mas a partir dos anos 80 esse material ficou ultrapassado e passou-se a fabricar raquete .



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